quarta-feira, 18 de abril de 2012

CARREGADORES DE BATERIA


Tipos

Os carregadores de bateria podem ser de carga cíclica ou de flutuação. O primeiro é normalmente empregado para carregar completamente uma bateria para que ela seja utilizada para alimentar algum equipamento isoladamente, ou para carregar uma bateria de carro descarregada. Nesse tipo de operação a bateria não deve alimentar nenhum aparelho durante o processo de carga pois a tensão final de carga é mais elevada, podendo chegar até 14,8V.

O carregador de flutuação opera com uma tensão de carga mais baixa, normalmente em torno de 13,8V e mantém essa tensão que é a tensão de flutuação. Ele pode operar o tempo todo conectado à bateria, alimentando outros equipamentos, ou pode ter um circuito de conexão e desconexão conforme o estado de carga da bateria.

Como utilizar

Os carregadores Hayama HYC015-050-100 são para carga cíclica. Eles possuem tensão de saída de 14,5V e corrente máxima de carga de 1,5A, 5A, e 10A, respectivamente.

Estado de carga da bateria

É comum a alegação de clientes de que o 'carregador não carrega a bateria'. Muitas vezes o problema se encontra na própria bateria, ou seja, ela está danificada. Ao se utilizar uma bateria chumbo-ácido de 12V, por exemplo, deve-se atentar aos limites de tensão que ela pode operar preservando sua vida útil, que estão em 10,5V para a tensão mínima e 14,8V para a tensão máxima. Ao se ultrapassar esses valores, a vida útil da bateria decai rapidamente. Uma bateria é construída para ter durante sua vida útil um determinado número de ciclos de carga e descarga.
Entretanto, ela é construída para suportar poucos ciclos de descarga profunda, isto é, abaixo dos 10,5V. Uma vez que a bateria tenha enfrentado esse tipo de condição, ela pode se tornar sulfatada e apresentar efeito de memória, isto é, indicar como carregada, mas perder sua carga rapidamente, pois não estava realmente carregada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário